domingo, 4 de dezembro de 2011

Acta III

Lisboa, 01 de Dezembro de 2011
Tema: “O que é arte?”
Moderador: Leonor

Conclusão: É importante dizer que não se procuravam conclusões mas uma grande diversidade de opiniões.

Sumário: Texto introdutório escrito e lido pela Leonor enquanto moderadora desta sessão.
Diferenciação entre obra de arte e produção artística, entre arte, boa arte, não arte e má arte com a maioria a defender uma qualificação individual de cada indivíduo, sendo que se a sua opinião não for partilhada por ninguém é valida ainda assim. Esta é uma avaliação de arte não democrática, ganhando sempre quem defende o sim, sendo este dado como inquestionável, ficando o não sem poder argumentar.
Tempo enquanto maior moderador na arte, com o exemplo da literatura, onde os best sellers de hoje, amanhã serão esquecidos por todos, não pertencem à historia, ficam presos ao presente. Parte das pessoas discordam dizendo que o carácter efémero dessas obras não lhes retira necessariamente qualidade.
Breve abordagem à educação artística, ao academismo e à estética enquanto disciplina.
Quando abordada a arte enquanto mercado surgiram questões como: como se avalia monetariamente, de forma justa, uma obra de arte; ser artista de sucesso ou um bom artista; seremos demasiados a querer ser artistas; individualização ou “união artística”, entre outros…
Folhas de sala, são ou não manuais de instruções, devem ou não existir e em que ocasiões, valem mais que a obra em si ou sem elas as obras nem sequer “existem”?
Houve discordâncias também em relação à ambiguidade das obras, isto é, se devem ou não conter em si vários significados ou se os espectadores devem ver diversos significados, se a multiplicidade torna mais completa a obra, atrapalha o verdadeiro objectivo ou é mera incapacidade do artista de representar o pretendido, se é que alguma coisa era pretendida. Ideia de apresentação de obras como hipóteses de obras de arte, aceitáveis ou não.
Por fim, defesa da ideia: “A peça faz o artista e não o artista a peça”, de que a arte funciona como forma de expressão, de forma de difusão de ideais ou forma de deixar a tua marca ou uma parte da tua identidade no planeta.


Número de pessoas presentes: 12
Nota: O tema do próximo debate será submetido a votação sendo depois nomeado o moderador.

Sem comentários:

Enviar um comentário